HomePublic SpeakingDiscursos motivacionais: como se preparar?

Discursos motivacionais: como se preparar?


Os discursos motivacionais são utilizados em diversos contextos, principalmente em ambientes corporativos, palestras, convenções e treinamentos. Eles possibilitam que os ouvintes se identifiquem com a mensagem transmitida e consigam sentir que fazem a diferença.

Além disso, os líderes utilizam os discursos focados em motivação para que suas equipes se mantenham motivadas ao longo do trabalho e seguras das atividades que estão sendo executadas. Através desses incentivos, os colaboradores entendem o poder de suas ações nas empresas, assim como as suas entregas do trabalho, e como elas movem a companhia.

Por isso, a relação entre líderes e colaboradores é muito importante e deve funcionar muito bem! A equipe, ou qualquer grupo de pessoas quando motivada, realiza atividades com sucesso e qualidade. Mas para que isso seja possível, é necessário que a liderança escolha a estratégia adequada, e para isso, é preciso estar preparado.

Mas como se preparar? Veja algumas dicas a seguir! Boa leitura.

1.   Conte uma boa história

Esse é o primeiro passo para a construção de um bom discurso motivacional. De acordo com o psicólogo Howard Gardner, o ser humano inicia a compreensão do mundo aos 5 anos e isso ocorre através das histórias contadas diariamente.

Conforme os anos vão se passando e a maturidade chega, é possível ter visões mais complexas daquela realidade que vem sendo construída desde a infância. Mas a capacidade de assimilação das narrativas jamais é perdida, pelo contrário, ela é melhorada.

Dessa forma, o líder em busca de motivar sua equipe através de histórias precisa ter um pouco dessa habilidade de narrativa. E encontrar uma história em que seja possível convencer os ouvintes. O convencimento é a motivação!

Mas invista em histórias reais, pois histórias que passam uma falsa sensação de verdade podem piorar a motivação dos seus colaboradores e destruir a confiança deles na sua liderança.

2.   Conheça quais são as motivações pessoais de cada um da sua equipe

Entendemos que cada indivíduo possui uma visão diferente sobre um mesmo contexto. Dessa forma, uma história pode motivar alguns, mas não fazer diferença para outros.

Por isso, é importante buscar um ponto de equilíbrio entre as principais motivações pessoais da sua equipe para encontrar a melhor narrativa.

É necessário procurar por uma linguagem que permita acessar a individualidade dos colaboradores e motivá-los através dos seus desejos pessoais.

3.   Mantenha o olhar no futuro

Qualquer investimento é feito pensando nos próximos meses ou anos. A mesma coisa deve ser feita pensando nos seus colaboradores. Todos pensam no futuro e nas suas incertezas. E os grandes líderes investem em estratégias para que todos possam alcançar seus objetivos.

É necessário que os líderes acrescentem trechos nos discursos motivacionais que indiquem “bons ventos” para o futuro, ou seja, que permitam ao colaborador vislumbrar individualmente, e coletivamente, o retorno positivo de suas ações mais à frente.

No entanto, é necessário que a empresa conte com um planejamento estratégico para que eles entendam o caminho que será percorrido para atingir seus objetivos, e principalmente, quais serão as ferramentas necessárias para alcançá-los.

4.   Cuidado com as palavras

Os discursos motivacionais não podem ser ditos apenas com palavras de conforto ou sobre temas que as pessoas esperam ouvir, o papel do discurso motivacional não é esse. Ele não deve trazer apenas conforto e uma falsa sensação de segurança.

Mas deve falar sobre fatos e dados que agreguem informações ao dia-a-dia dos colaboradores, além das expectativas do futuro com um olhar otimista, porém realista acima de tudo. A transparência faz a diferença nesses momentos.

Falsas promessas podem motivar em um curto prazo, mas quando a sensação boa acabar, será muito difícil conseguir motivar seus colaboradores novamente, já que eles não devem confiar mais no que é dito.

Por isso, não faça falsas promessas. Indique o caminho que deve ser trilhado e que a busca por desenvolvimento precisa ser particular person, mas que será oferecido pela empresa todo o suporte necessário para o crescimento.

5.   Pratique o reconhecimento

Um bom líder só é reconhecido através do esforço e empenho da sua equipe. Por isso, é necessário mostrar todo o seu respeito e admiração ao trabalho executado por cada membro através do seu discurso motivacional.

Você pode reconhecer:

  • Qualidades individuais e coletivas;
  • Resultados;
  • Comprometimento;
  • Boas atitudes;
  • Ou o que fizer mais sentido sobre a sua metodologia de trabalho e desenvolvimento da sua equipe.

O mais importante é que você nunca se esqueça de que se não foi pela sua equipe, você não seria reconhecido como bom líder.

6.   Sempre os desafie

Novas habilidades não são desenvolvidas se as atividades exigidas não apresentarem desafios. Para que a sua equipe cresça, é necessário lançar desafios tangíveis, mas que apresentam níveis maiores de dificuldade.

Um bom líder deve sempre estimular sua equipe a aprender um pouco mais e fazer um pouco mais do que ontem. Mas não em quantity de trabalho, e sim em qualidade.

7.   Soluções criativas e pensamentos “fora da caixa” devem ser encorajados

Por fim, os discursos motivacionais precisam indicar um caminho por onde os colaboradores devem passar para alcançar seus sonhos. Toda empresa aprecia ideias inovadoras e soluções simples, mas que fazem grande diferença no dia a dia.

Por isso, deixe essa mensagem bem clara em seus discursos, de forma que seus colaboradores entendam que esse pensamento possibilita a evolução da equipe e deixa os objetivos pessoais mais próximos de serem alcançados.

Conclusão

Com todas as dicas, você já consegue preparar bons discursos motivacionais, partindo sempre da premissa de motivar com bons argumentos e promovendo a transparência para sua equipe.

Afinal de contas, a motivação é particular person, e precisa ser despertada em um cada um dos seus colaboradores, para unir mais e dar o senso de equipe necessário.

O que você achou do conteúdo? Acesse nosso weblog e leia mais artigos sobre discursos motivacionais, oratória e dê um passo à frente na sua carreira!

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments